Videodata Brasil: Os sistemas híbridos são a tendência atual

Rosalvo Carvalho de Videodata

Com uma indústria em constante mudança e onde os avanços tecnológicos são, cada dia, mais rápidos, Rosalvo Carvalho, diretor e fundador da Videodata, vislumbra avanços quase que impreteríveis na indústria e a tendência de utilização de sistemas híbridos para a produção audiovisual.

Ante a consulta sobre se era possível realizar ou perspectivar a realização de uma produção Full Cloud, o experimentado integrador, disse à Prensario que ´cada vez mais a indústria evolui na direção do uso da tecnologia Cloud. O que ainda estamos observando é a experiência do usuário, com relação a tempo e custo das produções Full Cloud, o que é fantástico. Temos experiência com sistemas Full Cloud e Sistemas Híbridos  e estes últimos são a tendência atual´.

Para Carvalho, na transmissão 4K com ou sem HDR ´um dos desafios seria compatibilizar com os padrões atuais de Transmissão broadcast já estabelecidos.  Não vejo concorrência ainda com os conteúdos das plataformas de streaming, já que são dois mercados distintos, onde cada vez mais o usuário acessa conteúdo em primeiro lugar, e tudo de forma muito dinâmica. O usuário não fica escolhendo a tecnologia, mas prioriza a escolha do conteúdo´.

Em termos de balanço dos resultados alcançados durante a pandemia , Carvalho afirma que observou que as empresas provedoras de tecnologia ´foram as menos afetadas neste momento difícil para todo o mundo, e a Videodata faz parte deste contexto mundial.  Por outro lado, observamos que as empresas que precisaram investir trabalharam de forma muito mais objetiva e também reduziram o tempo de tomada de decisão. Como trabalhamos no seguimento de produção, gestão, distribuição de conteúdo digital, felizmente o nosso negócio continua crescendo´.

Pensado em uma estrutura de workflow para este ano e o que vira, o executivo confessou à reportagem  que ´por coincidência, ontem finalizei uma revisão sobre este assunto sobre o Workflow tecnológico para 2021. Estamos num momento triste pelo lado humano, mas fascinante pelo lado tecnológico. Ou seja, é um momento de consolidação de várias novas tecnologias, que irão direcionar toda a evolução tecnológica dos próximos anos. Neste momento temos tecnologias se consolidando de forma plena e segura, e outras em plena evolução; e nesta direção tecnológica que a Videodata esta se posicionando. Big Data, Data Science, Data Analytics Artificial Intelligence AI, Machine Learning ML, Deep Learning DL, Internet of Things, IoT, 5G, Streaming e OTT, e Cloud Computing  – tecnologia aplicada a todas as demais – ´.

Otras Noticias