Tradicional evento matutino da SET, em Las Vegas, volta revigorado, com sala nova, novo modelos de apresentações, importantes mesas de debate e análise, além de algumas surpresas para o público
O evento com mais de três décadas da SET em Las Vegas, volta junto com a NAB a ser presencial. Desta vez como a feira, começa no domingo 24 e se estende até terça-feira, 26 de abril, no seu horário habitual, das 7h30 às 9h00.
Entre as novidades, a edição 2022 do SET’30 se realiza no novo espaço do Las Vegas Convention Center (LVCC), no Pavilhão Oeste, nas salas W208 e W209. Segundo informou Olímpio Franco, diretor Geral e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET, o espaço é mais confortável, está perto do Pavilhão Brasil e se encontra no recentemente inaugurado pavilhão West, que é considerado um dos mais modernos espaços de exibição do mundo, conta com um lobby expandido, que incluí uma tela Lobby Spectacular, uma obra de mais de 1 bilhão de dólares que modificou o visual do tradicional espaço de eventos.
Segundo o LVCC, o espaço oferece “a maior experiência digital na indústria de convenções e exposições dos Estados Unidos”, e muita luz natural, para que desta forma os broadcasters e profissionais de mídia brasileiros presentes na NAB possam passar o início das suas manhãs na feira.
Networking, palestras, keynotes e café
Olímpio Franco disse à Prensario que “como todos os anos, o SET ́30 oferece aos participantes uma excelente oportunidade de networking junto a um café, para dessa forma, os inscritos possam fazer contatos, prospectar ideias, analisar tendências para assim começar o dia de feira e congresso com energia renovada”.
Estão confirmados três keynotes internacionais para o evento, um para cada dia, e todos às 8h15. Madeleine Noland, Presidente do ATSC (Advanced Television Systems Committee Inc), tem a palavra no domingo 24 de abril, e discorrera sobre a implantação do ATSC. Na segunda-feira (25), será a vez de Peter White, Presidente da IABM (International Trade Association for the Broadcast & Media Industry), que falará da convergência e transformação da tecnologia de mídia, bem como na crescente importância da resiliência em tempos turbulentos. Finalizará na terça-feira (26) com Sam Matheny, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Tecnologia da NAB (National Association of Broadcasters), que realizará uma exploração do passado, presente e futuro da tecnologia e negócio de broadcast, com ênfase nas tendências que impulsionam a mudança.
Palestras confirmadas
O SET’30 terá os três dias, dois temas confirmados e o keynote. Para isso, estão confirmados como moderadores, Carlos Cauvilla, diretor de Tecnologia e Operações do SBT; Caio Klein, Presidente da TVE-RS; Eduardo Lopes, diretor de Tecnologia da Rede Amazônica; Josemar Cardoso da Cruz, CTO da Rede Paraíba de Comunicação; e o Prof. Doutor Fernando Carlos Moura, Editor-chefe da Revista da SET.
Entre debates confirmados, destaque para “A relevância das transmissões satelitais em um mundo altamente conectado”, que discorrerá sobre diversos meios e tecnologias que permitem que as pessoas se conectem e como os satélites ainda se mostram extremamente seguros, confiáveis e importantes para as transmissões, principalmente para cobrir um país continental como o Brasil. Este painel terá a presença de Jurandir Pitsch, VP, Vendas e Desenvolvimento de Mercado – Vídeo – América Latina da SES; e Larissa Görner, Senior Director PLM, AMPP at Grass Valley | Co-Chair SMPTE Advisory Board Media in the Cloud.
Em termos de nuvem, será analisada “a eficiência e benefícios dos serviços baseados na nuvem” e como a agilidade e confiabilidade das operações são certamente pontos de atenção na avaliação de projetos. Ainda, destaque para o painel, “A era do streaming: o que vem por ai?”, que debaterá o momento das plataformas, os principais desafios, concorrenciais e os novos modelos de monetização com moderação de Wanderley Baccalá Junior, Diretor do Hub Digital Globo e terá a presença de Yassue M. Inoki, General Manager Latin America, Phentera; Srini, Chief Revenue Officer da Amagi; Stefan Lederer, CEO and Co-Founder, Bitmovin.
Outro destaque é o painel de encerramento onde se analisará “a visão do executivo”, e com ela “o estado da arte da tecnologia e dos negócios no mercado audiovisual. Após 2 anos de pandemia, muitas coisas estagnaram ou andaram a passos de tartaruga. A tecnologia definitivamente não é uma delas. Foram dois anos de pleno crescimento e aprendizado para ter melhores resultados, com menores recursos, ou adaptação de operação/pessoal”. Nesse painel os executivos das emissoras da TV Brasileiras vão compartilhar a sua visão sobre as tendências tecnológicas e dos negócios desse ecossistema. A palestra contará com a presença de Raymundo Barros, Diretor de Estratégia & Tecnologia da Globo; Roberto Franco, Diretor de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT; José Marcelo Amaral, Diretor de Engenharia e Operações da Record TV, e Phelippe Daou Jr, CEO da Rede Amazônica.
Veja a programação completa em: https://set.org.br/eventos/set30/set30-programacao