Saltar al contenido

Primeiro dia do Congresso SET EXPO debate IA, cenários virtuais, pirataria e segurança

Roberto Hoffmann Netto (RBS TV Porto Alegre), Daniel Diniz (Net Insight), Guilherme Saraiva (Embratel), Camilla Cintra (Globo) e Marcelo Amoedo (Intelsat Brasil)

A edição 33 do Maior Congresso do setor audiovisual da América Latina, o SET EXPO, começou esta segunda-feira (⅞), no Expo Center Norte com 15 palestras que reuniram mais de 1400 congressistas.

Carlos Cauvilla, diretor de Tecnologia de Operações do SBT e conselheiro da SET, moderou a primeira palestra do Congresso,  «Orquestração para produção de conteúdo», onde foram apresentadas soluções de orquestração,  coleta e análise de metadados de fluxos de trabalho, permite às empresas terem ganho de eficiência, melhorando a gestão de todos os recursos disponíveis da cadeia produtiva (Supply Chain Mangement). 

Simon Eldridge, Chief Product Officer da SDVI, apontou soluções para otimizar a gestão de recursos disponíveis da cadeia produtiva. “A indústria está mudando. Não basta mais preparar conteúdos para programação linear, é preciso entregá-los em diferentes plataformas”; e Gabriel Ricardo Hahmann, Senior Business Development Director LATAM na MEDIAGENIX, encerrou afirmando que “o planejamento estratégico garante mais eficiência para distribuição de conteúdo; a produção de portal serve para unificar as informações dos metadados; e a orquestração é a cola que permite o bom funcionamento dos processos, onde você cria fluxos de trabalho e conecta as equipes”.

Caio Klein (TVE RS SET), Jorge Martinez (stYpe), André Arnaut (Aximmetry), Nelson Maluf(Disguise) y Paulo Rabello (Globo)

Outro destaque da manhã foi à realidade virtual (VR), da realidade aumentada (AR) e da realidade estendida (XR) e os seus impactos para a indústria da TV, do cinema e dos games. Caio Klein, diretor geral da TVE/RS, moderou um painel nesta segunda (7), no Set Expo, para detalhar a infraestrutura envolvida e debater possibilidades para a utilização de telas de LED e da IA (Inteligência Artificial).

Moderado por Caio Klein, Diretor Geral da TVE RS/SET; Jorge Martinez, Diretor de Desenvolvimento de Negócios das Américas e Diretor de Vendas para a América Latina da stYpe; André Arnaut, Especialista em Produção Virtual e Motion Graphics para Broadcast; Nelson Maluf, Diretor Virtual Production, Disguise; Paulo Rabello, Diretor do Hub Operações e Distribuição de Conteúdo da Globo.

Gabriel Ricardo Hahmann, Senior Business Development Director LATAM na MEDIAGENIX
Melhores práticas de segurança das informações para segurança do conteúdo

Paula Rabello da Globo apresentou um avatar, uma humana sintética, a Evelyn, que fez uma apresentação aos congressistas e acabou afirmando que o problema na produção de conteúdo com IA não é tecnológico porque ela está disponível, mas sim “ético e credibilidade”.

Na palestras “Algo mudou na forma de distribuição de sinais para TV linear nos últimos anos? A resposta é sim!Marcelo Amoedo, diretor de vendas da Intelsat Serviços de Broadcast, falou sobre  o investimento que a companhia está realizando para adaptar os seus serviços e para criar um ecossistema global para conectar pessoas, empresas e governo. O executivo afirmou ainda que o futuro passa por avançar com as conexões de banda larga 5G e contribuir no desenvolvimento da internet banda larga, “e a consequente evolução e multiplicação das plataformas de streamings, que forçou todo o setor a evoluir”.

Vinícius Febronio do SBT, com Elaine Brustolin e Carlos Souza da AD Digital

Ainda destaque na parte da tarde, para o painel, “Melhores práticas de segurança das informações para segurança do conteúdo”, onde foram debatidas as melhores práticas para cybersegurança e segurança da informação, entre elas as recentes atualizações das normas ISO 27001, 27002 e as Melhores Práticas de Segurança de Conteúdo da Motion Picture Association (MPA). Neste último ponto, onde foi anunciado em acordo entre a SET e a MPA

No painel foram debatidos os ganhos que uma certificação e evolução do nível de maturidade em segurança pode trazer para a indústria de mídia e entretenimento.

Paulo Rabello de Globo
Andre Arnaut de Aximmetry

Moderado por Vinícius Brasileiro, Gerente Segurança da Informação – Estratégia & Risco da Globo; Kari Grubin, Diretora, Motion Picture Association Trusted Partner Network; Ariosto Farias Jr., Consultor, CQSI-Consultoria em Gestão e Segurança da Informação; Lucas Bortolato, CTO/CISO da Every System Company; e Daniel Tupinambá Gonçalves, Sócio da Deloitte.

O congresso da SET continua até quinta-feira, 10/8, serão quase 70 palestras com mais de 250 palestrantes e mais de 1400 congressistas.

Jorge Martinez de stYpe

Otras Noticias