Amazom Sat começará a transmitir conteúdo com áudio 3D na TV aberta brasileira

Após adopção e curso de treinamento com os técnicos do Instituto Fraunhofer IIS, o Grupo Rede Amazônica será o primeiro a ter emissão com áudio imersivo em formato MPEG-H. O pontapé de saída do grupo será feito peloCanal Amazon Sat que será a primeira emissora de canal aberto da América Latina a oferecer conteúdos com áudio 3D. 

‘A Tecnologia proporciona ao telespectador imersão a partir da sensação de som vindo de todas as direções’, afirma Lemmos Ribeiro, Coordenador de Jornalismo no Grupo Rede Amazônica, afiliada da Globo na capital amazonense.

A Rede Amazônica, maior rede de televisão da Região Norte do Brasil com 13 afiliadas Globo,  um SAT HD Regional e dois sinais do Amazon Sat, começo o seu processo de transformação tecnológica começou há alguns anos com a migração digital, avançou para automação de processos e já conta com o Centralcasting em formato IP que une e pode controlar a operação da rede.

A implantação junto do Instituto Franhoufer é um desses passos, uma jornada que começou, explicou Eduardo Lopes, diretor de Tecnologia da Rede Amazônica com o estudo de fluxos de rede em ST-2022 e ST-2110. ‘Como a Rede Amazônica faz parte do Fórum Brasileiro de TV Digital, e nele já estava em discussão o padrão de TV 2.5, e começava-se a debater  o TV3.0, verificamos que, em um curto espaço de tempo, teríamos de estar preparados para termos fluxos de dados em 4K e, até em 8K, nas nossas instalações’, e nesse contexto, produzir e transmitir em MPEG-H é “parte da jornada”.

O MPEG-H é um padrão pensado para uma nova geração de áudio Next Generation Audio (NGA) que introduz novos recursos como áudio imersivo e interativo. Um elemento diferencial do áudio MPEG-H é o recurso de personalização usando objetos de áudio através de ferramentas de criação, monitoração, codificação e decodificação. Em termo de TV aberta, por exemplo, o áudio MPEG-H permite alterar a configuração de áudio em uma transmissão ao vivo, sem interrupções.

Amazonas SAT

O Canal Amazonas SAT é o primeiro canal com um conteúdo temático e produção  que disseminam a cultura, a história e a tradição da Amazônia e de seu povo. O Grupo afirma que “o canal possibilita ao público acessar o conteúdo de diversas maneiras: por meio de televisão aberta e gratuita, televisão paga por assinatura, Internet e aplicativo para tablets e smartphones para as plataformas Android e iOS. A distribuição da programação do canal em multiplataforma possibilita a escolha de como assistir o conteúdo do Amazon Sat, e em qualquer horário. A diversidade além de gerar proximidade com o telespectador também desperta maior interesse em acompanhar o canal”. O Amazon Sat está presente em mais de 50 municípios da região por meio da televisão aberta e gratuita, cobrindo 5 estados da Região Norte com filiais e retransmissoras no Amapá, Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia, além de cobrir o estado do Maranhão e Pará (cidades de Belém e Ananindeua) pela TV fechada e internacionalmente por on demand com o Amazon Sat Plus, canal internacional.

Otras Noticias