Saltar al contenido

José Marcelo Amaral da RecordTV: O projeto RCP Live é a terceira geração de conectividade da RecordTV

José Marcelo Amaral, diretor de Engenharia e Operações

Rede Record e Avicom Engenharia apresentam no SET EXPO 2023, o projeto RCP Live, que conecta 30 emissoras da rede Record, para contribuições jornalísticas e distribuição reserva da programação gerada em São Paulo. No centro da solução estão a internet pública e o protocolo SRT (Secure Reliable Transport), reconhecido pela capacidade de transportar vídeos ao vivo com alta qualidade e baixa latência.

Segundo José Marcelo Amaral, diretor de Engenharia e Operações da RecordTV, “a migração desse serviço com base no uso da internet pública, além da evolução tecnológica, nos proporcionou redução dos custos operacionais e também de 80% nos custos com conectividade.

Pela sua parte, Antonio Carlos Nóbrega Sobrinho, Gerente de Projetos e Implementação da RecordTV, afirma que “hoje, as próprias praças têm autonomia para controlar a geração e recebimento de sinais, sem depender de São Paulo, porque os roteamentos passaram a ser descentralizados”

“O RCP Live libertou a emissora dos links dedicados e reduziu o custo operacional. A Avicom só tem a agradecer a confiança da RecordTV e comemora o sucesso do projeto”, disse Jaime Fernando Ferreira, Diretor Geral da Avicom Engenharia, e agregou que  “a economia do projeto RCP Live também foi beneficiada com o aproveitamento de encoders e decoders Ericsson/MediaKind, adquiridos para projetos anteriores, que já dispunham de interface IP. Outros 31 gateways RX1 da MediaKind foram incorporados para completar a integração com a internet”.

Agora, a programação chega ao encoder via SDI e segue por IP para o gateway, onde é feito o encapsulamento no padrão SRT. Depois, o sinal é replicado 58 vezes para atender a comunicação redundante com as 29 emissoras conectadas à RecordTV, em São Paulo. Quando chega ao destino, o sinal faz o caminho inverso, passando pelos gateways e decoders, explicou Ferreira. 

Este fluxo ponto-multiponto bidirecional está sempre disponível para as contribuições entre as praças e com a cabeça de rede. As emissoras contam ainda com o chaveamento automático para seleção do melhor serviço de internet pública disponível. O projeto ainda contempla um contrato de suporte técnico com atendimento feito no Brasil com a equipe de suporte da Avicom e MediaKind.

Futuro

Segundo Nóbrega Sobrinho, a simplificação no gerenciamento e a qualidade do serviço proporcionada pelo encapsulamento com o protocolo SRT darão a segurança necessária para o processo. “O próximo passo é chegar a 50 emissoras conectadas”.

“Os gateways MediaKind RX1 foram configurados com 1 placa de rede e 6 portas Gigabit Ethernet gerenciadas internamente, evitando a compra de hardware adicional. Eles também estão preparados para assumir as funções de encoder, decoder, transcoder e splicing para futuras expansões”,  completa Jaime Fernando Ferreira..

A distribuição de fluxos BTS via sinais ASI encapsulados no padrão SRT, para alimentar os transmissores da rede está entre as possibilidades futuras do workflow. Outra aplicação disponível será a contribuição de equipes externas, usando o protocolo SRT e pequenos encoders portáteis de diferentes fabricantes — como, por exemplo, o MediaKind CE-Mini — para enviar os sinais diretamente a um dos gateways.

Otras Noticias

Comenzó la producción de la película de La granja de Zenón

En el año de su 15° aniversario junto a las familias, Leader Entertainment – El Reino Infantil, la compañía de origen argentino que crea, desarrolla y distribuye contenido infantil y familiar a nivel global, anuncia la producción de la película de La granja de Zenón, una de las franquicias infantiles de habla hispana de mayor alcance internacional. Después de conquistar

Nuvelics, con el equipo gerencial de Flowics

Una nueva startup se presentó en la IBC de Ámsterdam y también en CAPER, mostrándose de a poco para el mercado regional y mundial. La protagonizan los mismos creadores de Flowics que luego hicieron su experiencia en Vizrt tras la adquisición de aquella, y que ahora quedaron liberados para volver a expandir su impronta con la nueva ayuda de la

SOUNDTEC: balance positivo con parlantes invisibles y mucho más

SOUNDTEC con Alejandro Arena fue uno de los stands grandes de CAPER y ofreció un balance positivo frente a una de las ventajas inequívocas de la expo: la presencia de clientes del interior del país que ‘de otra manera sería imposible tenerlos todos juntos’.  Según destacó Arena el encuentro les permitió mostrar dos marcas nuevas: Brightsign y Sonance, esta última

La experiencia de Torneos en el Mundial

Torneos y Competencias, durante Caper expuso los desafíos técnicos e infraestructurales que superó durante la reciente cobertura de la Copa del Mundo 2026. A través de una presentación a cargo de Maximiliano Cabrera y Pablo Masciteli, moderada por Jorge Notariani, la empresa detalló la implementación de un flujo de trabajo basado en el estándar SMPTE ST 2110, el cual permitió

SVC tuvo su cena tradicional de CAPER junto a sus marcas

Al final del primer día de CAPER, SVC tuvo su tradicional cena para agasajar a sus marcas y clientes en el restaurante Campo Bravo, de Palermo. La cita fue un éxito de convocatoria, participaron clientes de Buenos Aires y del interior —estuvo Canal 12 de Córdoba, parte del grupo Artear; entre otros— sumando en total unas 60 personas. Al final