Júlio Cargnino: Canal do Criador já atinge 28 milhões de domicílios brasileiros

Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural e do Canal do Criador

Emissora cuja plataforma de comunicação pertence ao Canal Rural e é dirigida a pecuaristas lançada em setembro de 2020, agora pode ser vista pelos clientes da Claro Net. Com a chegada a plataforma da operadora, a estação ultrapassou as 28 milhões de residências no país. Com programação 24 horas por dia, o canal surgiu com o objetivo de ser uma ferramenta de auxílio ao agricultor em todo o processo produtivo.

Em entrevista à reportagem da Revista Prensario, Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural e do Canal do Criador, afirmou que o aumento do alcance deve-se a forma de distribuição do sinal da emissora que é distribuído para antenas parabólicas em Banda C, utilizando o satélite Star One C2 que emite sinal standard analógica e digital. ´O sinal digital é o mesmo que distribui a programação para as operadoras de PayTV Sky e Claro/Net, locais onde o Canal do Criador também é distribuído. Nos satélites, estamos usando apenas Banda C, mas, já estamos estudando a migração para Banda Ku, com formato HD. Faremos isso acompanhando as mudanças de mercado que deverão acontecer futuramente com a transição do modelo atual, conforme previsto no edital do 5G da Anatel´.

Segundo Cargnino, o Canal do Criador tem um conceito multiplataforma de TV e web porque está integralmente dedicado aos negócios dos pecuaristas brasileiros, e para isto conta com uma plataforma que envolve TVRO (Satélite) e PayTV, uma plataforma de internet com serviçõs de cotação, agendas de eventos, e conteúdo segmentao. Um App com a transmissão de vídeo por streaming da emissora e forte presença nas redes sociais. ´Além disso, o Canal do Criador já está distribuindo seu sinal para plataformas de OTT e parceiros de ISPs. Nossa visão é ter conteúdos construídos para cada plataforma, de acordo com a sua natureza e assim, distribuir algo que de fato seja relevante para o consumidor de cada tecnologia. Somos multiplataforma desde a construção do conteúdo até a sua distribuição, e isso é fundamental no nosso conceito de comunicação integrada´.

O playout da emissora, explicou o executivo à reportagem, ´opera com uma solução de Digitalab da qual partem os sinais para os satélites que fazem a distribuição para o PayTV e a TVRO. O mesmo sistema gera um sinal HLS usado para alimentar o streaming das plataformas digitais e OTTs. As plataformas digitais ainda usam uma outra plataforma para os conteúdos de VOD´.

Otras Noticias

Breves NAB 2024

Aja Systems Manny Rosado, director de ventas de AJA Systems, mencionó en su gran stand delHall Sur de NAB que