Rafael Duzzi de CNN Brasil: Temos boa infraestrutura de links na emissora

O diretor de engenharia e tecnologia da CNN Brasil, afirmou no SET Track, evento do SET eXPerience que que a estação, com apenas um ano de vida, funciona quase que inteiramente na nuvem ou com serviços em Cloud. “Quando nascemos tínhamos a premissa de um MAM com ingest, com a pandemia tivemos de levar a produção em casa, temos mais de 20 colaboradores que editam fora da redação. Hoje colocamos nossa master na cloud. Eles editam na nuvem e já publicam lá nas plataformas digitais seja no nosso site ou aplicativo (hospedado na nuvem) e, ao mesmo tempo, publicam nas redes sociais, melhorando muito o tempo de publicação”.

Em contexto de pandemia, com trabalho remoto e necessidade de agilidade, Duzzi disse que “os links ajudaram a mudança. Na CNN temos uma boa infraestrutura de links com diversificação de chegada de links”, já que afirmou, “estamos sempre dependendo de conexão”. Motivo pelo qual comentou que a emissora testa melhorias na operação do canal, “no mês de maio fizemos quase 2000 entradas de links, por isso, dependemos de estar conectados ao serviço na nuvem, mas se bem temos uma boa estrutura às vezes temos problemas de rede”.  Mesmo, comentou, “estando na Avenida Paulista”, centro neurálgico da capital paulista.

Para isso, disse o diretor de engenharia, “queremos ver se zeramos os problemas com conectividade, seja por mochilinks ou outras formas. Se dependemos da nuvem e os links, precisamos links com proteção, com vários links, com mínimo 3 ou 4 operadoras com boa negociação de SLA (Service Level Agreement)”. 

Tudo isso, desde o olhar de Duzzi, entendendo que “a tecnologia que temos hoje é mais flexível, uma ida sem volta. Não tem mais como imaginar produção de jornalismo e esporte sem este tipo de tecnologia. Não tem como não estar conectados. Esperamos o 5G pensando nas melhorias”.

Otras Noticias